Previsto para 2022, resultado terá informações qualitativas e quantitativas sobre as ações em prol do setor.


O “Programa de Aceleração Setorial TIC”, uma parceria do Sebrae/PR com a Câmara Técnica de TI do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), vai realizar o mapeamento do nível de maturidade do ecossistema de TI de Maringá. A expectativa é apurar a efetividade das ações que vêm sendo realizadas pelo ecossistema em prol do crescimento do setor, bem como apoiar o crescimento das empresas.


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, Maringá é considerada um polo de TI, vocação econômica propulsora do desenvolvimento da cidade. “A ação está alinhada aos propósitos do Masterplan 2047, plano liderado pelo Codem que propõe ações para o futuro. E o mapeamento vai nos dar condições de entender quais caminhos precisamos lapidar para construir um setor de alta competitividade”, diz.


O mapeamento será conduzido com base em metodologia do Sebrae/PR, junto à percepção de diversas entidades que apoiam o ecossistema local de TI. O resultado, com previsão se ser apresentado em 2022, irá conter informações qualitativas e quantitativas sobre as ações em prol do setor. “Faremos o cruzamento dados e entrevistas”, explica Kretzmann.


Robinson Patroni, presidente da câmara técnica de TIC do Codem, diz que o programa vem ao encontro de uma necessidade natural nos ecossistemas, que é atingir a maturidade. “Teremos uma proposta de apoio aos empreendimentos do setor de TI, visando, cada um em seu estágio, desenvolvimento e aceleração”, diz.


Patroni destaca que a câmara técnica tem como foco monitorar o progresso do setor de TI de Maringá e converter ações estratégicas junto às entidades que fazem parte do ecossistema. “Com a compreensão sobre o setor e com sinergia maior, o ecossistema poderá melhorar a organização. Tudo alinhando às necessidades e anseios que uma grande cidade inteligente precisa e que passarão a ser atendidos pelo ecossistema de inovação”, frisa.


O setor de TI é considerado chave para o desenvolvimento econômico de Maringá, como consta no estudo Masterplan 2047. O plano propõe o fortalecimento do setor, que em 2012 faturou cerca de R$ 83 milhões, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide). Esse valor deu um salto para R$ 802,7 milhões, em 2017, passando do bilhão, em 2020.


O Sebrae/PR começou a atuar junto às empresas de TI de Maringá e região em 2006, apostando no crescimento do setor. A instituição oferece, por exemplo, o Tech by Sebrae, que capacita em gestão, estratégias digitais e expansão de mercado. Paralelamente, realiza um trabalho próximo às empresas das novas verticais, como construtechs, agrotechs, healthcare, retailtech.


Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 12 de dezembro de 2025
CODEM elege Presidente e Vices para gestão 2026
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 3 de dezembro de 2025
Câmara de Maringá recebe documento com “50 Propostas de Inclusão” para neurodivergentes
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 14 de outubro de 2025
II Fórum Estadual de Gestores Públicos – Etapa Planeja Brasil - 21 e 22 de outubro
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 2 de outubro de 2025
Documento entregue ao prefeito pelo CODEM reúne 50 propostas estratégicas para inclusão
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 23 de setembro de 2025
Debate aponta criação de espaço ampliado para o turismo e cultura em Maringá
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 16 de setembro de 2025
Parabéns, CODEM! Uma história que transformou Maringá
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 10 de setembro de 2025
CÂMARAS TÉCNICAS DO CODEM ALINHAM AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por Comunicação CODEM 1 de setembro de 2025
Maringá é reconhecida como a segunda cidade mais competitiva Paraná
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 19 de agosto de 2025
No dia 04 de agosto tivemos a honra de receber uma comitiva de lideranças de Rondônia, que vieram conhecer de perto as iniciativas do Sebrae e o modelo de governança do CODEM. A visita teve como objetivo trocar experiências, conhecer as boas práticas desenvolvidas na cidade e entender como o trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil tem contribuído para o crescimento sustentável e planejado de Maringá. Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos estratégicos da cidade, com destaque para o papel do CODEM na construção de políticas públicas de longo prazo, o fortalecimento da governança local e os resultados alcançados a partir dessa atuação colaborativa. Ficamos muito felizes com a troca de experiências e com o interesse em levar essas ideias para fortalecer ainda mais o desenvolvimento regional em Rondônia.
O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerim
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 5 de agosto de 2025
O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerimônia na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), com a presença de professores, pesquisadores das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o vice-reitor da UEL, Airton