O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve em Maringá para participar da solenidade de reinauguração da sede da ACIM - Associação Comercial e Empresarial de Maringá, que passou por ampla reforma, e disse que o trabalho integrado entre a iniciativa privada, sociedade civil organizada e a administração pública serve de inspiração para o desenvolvimento do Paraná, com planejamento para os próximos 30 anos. Segundo ele, a criação do CODEM foi o que levou o governo do Estado a instituir o Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná.
Criado por meio de decreto estadual em dezembro de 2019, o conselho foi oficialmente instituído em julho do ano passado com o objetivo de criar linhas estratégicas de desenvolvimento com foco na modernização do Estado, geração de riquezas, justiça social e ampliação do bem-estar da população.
“O poder público não tem uma cultura planejamento a médio e longo prazo. Maringá, ao contrário disso, trouxe essa inovação ao Brasil e se tornou grande referência em planejamento, graças também à atuação de entidades como a ACIM”, disse Ratinho Junior.
“Isso nos inspirou a pensar o Paraná de 2030, 2040 e 2050, além de levar esse modelo de participação que deu certo em Maringá a outras cidades paranaenses”, afirmou.
Esse trabalho, salientou o governador, já traz frutos para a economia do Paraná, mesmo com os desafios para superar a pandemia de Covid-19 e também com os impactos da calamidade hídrica, causada por uma das piores estiagens da história do Estado.











