CODEM elege Presidente e Vices para gestão 2026

Ontem, 11 de dezembro, o Conselho de desenvolvimento Econômico de Maringá, o CODEM, elegeu sua nova diretoria para a gestão de 2026. Foram eleitos os conselheiros: Michel Felippe Soares, para presidente; Luiz Lourenço, para primeiro vice-presidente; e Sidney Samuel Meneguetti, para segundo vice-presidente.
O CODEM, criado em 1996 e pioneiro e inspiração para cidades do Brasil, irá completar seu 30º aniversário com a nova diretoria, que deu lugar à presidência de Mohamad Ali Awada Sobrinho, que presidiu o CODEM por duas gestões.
A nova mesa diretiva assume oficialmente sua gestão em 01 de janeiro de 2026.
#codem #maringa #desenvolvimento

No dia 04 de agosto tivemos a honra de receber uma comitiva de lideranças de Rondônia, que vieram conhecer de perto as iniciativas do Sebrae e o modelo de governança do CODEM. A visita teve como objetivo trocar experiências, conhecer as boas práticas desenvolvidas na cidade e entender como o trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil tem contribuído para o crescimento sustentável e planejado de Maringá. Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos estratégicos da cidade, com destaque para o papel do CODEM na construção de políticas públicas de longo prazo, o fortalecimento da governança local e os resultados alcançados a partir dessa atuação colaborativa. Ficamos muito felizes com a troca de experiências e com o interesse em levar essas ideias para fortalecer ainda mais o desenvolvimento regional em Rondônia.

O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerimônia na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), com a presença de professores, pesquisadores das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o vice-reitor da UEL, Airton

Integrantes das Câmaras Técnicas de Educação e da Saúde do CODEM reuniram-se com representantes de diversas instituições durante um Workshop de Inclusão. O encontro foi realizado na sede do Sebrae, em Maringá, com a coordenação da equipe técnica do CODEM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Durante as dinâmicas, as equipes levantaram aspectos positivos e negativos nas áreas da saúde, educação e na dinâmicas das famílias que anseiam por um atendimento mais qualificado. Entre os pontos positivos, destacam-se a quantidade de profissionais especializados em Maringá e a atuação das instituições de ensino superior voltadas ao estudo, à pesquisa e ao atendimento à comunidade e as instituições credenciadas para o atendimento necessário. Entre os pontos negativos apontados estão o orçamento financeiro disponível este ano e a capacidade de atendimento do município. O CODEM tem sido solicitado pelo prefeito Silvio Barros para ajudar a mediar esse debate tão urgente na atualidade. Bastante experiente na área da educação e sensível ao tema, o presidente da Câmara Técnica de Educação do CODEM, professor Guaracy Silva acredita que “esse movimento que se inicia é um processo, longo e complexo, que tem o objetivo de dar visibilidade a diferentes visões e propor soluções técnicas que considerem o orçamento público e as necessidades da população que são crescentes”. Este foi o primeiro Workshop realizado com a finalidade de debater políticas públicas, a pedido da administração municipal. Outros dois encontros serão realizados nos próximos dias para dar sequência aos debates e reflexões e para concluir um documento que vai oferecer ao município subsídios para a elaboração de um conjunto de políticas públicas voltadas ao atendimento especializado na Educação e na Saúde em Maringá.








