Maringá 2030


Em 1996, contando com mais de cem lideranças da sociedade civil e do poder público, o Movimento Repensando Maringá concluiu seus trabalhos com duas grandes entregas. A primeira foi a de identificar 8 grandes eixos de desenvolvimento para a cidade (Comunidade; Universidade; Integração Tecnológica; Atração de Investimentos; Agricultura e Agroindústria; Comércio Exterior; Gestão Empresarial; e Comércio e Serviços), redigindo diretrizes para cada eixo, a fim de guiar o desenvolvimento econômico de Maringá até o ano de 2020. A segunda grande entrega foi a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, responsável por ser o guardião das visões de futuro ao longo do tempo.


Desta forma, de 1997 a 2008, o CODEM trabalhou com oito Câmaras Técnicas originais, com a finalidade de atingir os objetivos da agenda Maringá 2020, bem como novas Câmaras Técnicas foram sendo criadas conforme a necessidade de inclusão de novos temas de desenvolvimento de futuro a serem debatidos.

Em 2008, o CODEM concluiu que a agenda Maringá 2020 já estava sendo alcançada e deu início à atualização da visão de futuro para a cidade, da agenda Maringá 2020 para a agenda Maringá 2030. Novas Câmaras Técnicas foram criadas e as Câmaras Técnicas originais, criadas em 1996, tiveram seus objetivos concluídos. A agenda Maringá 2030 manteve o histórico de diretrizes do Maringá 2020 sintetizando a visão de futuro em 4 grandes áreas de desenvolvimento, mais 9 subtemas, totalizando 69 missões e 115 objetivos.


Assim, a agenda Maringá 2030 vem trazendo os princípios magnos que norteiam os projetos do CODEM. Neste site, no menu "Documentos", é possível efetuar o download do documento Maringá 2030.


Share by: