A Conferência Pública do Plano Municipal de Aceleração Econômica de Maringá, realizada neste sábado, dia 20, no Auditório Hélio Moreira, Paço Municipal, marca a conquista de mais uma etapa desse projeto que começou a ser construído no ano passado.


O Plano tem como propósito elaborar um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infraestrutura e remover obstáculos burocráticos ao crescimento. O projeto está sendo conduzido para tornar-se uma lei municipal com validade de 10 anos. 


Cerca de 500 pessoas e mais de 100 instituições públicas e privadas participaram desse processo. O presidente do CODEM, Mohamad Ali Awada afirmou: “Mais uma vez Maringá se destaca como uma referência, sendo a primeira cidade no Paraná e uma das primeiras do Brasil a elaborar um Plano de Aceleração Econômica, que servirá como um planejamento para acelerar o crescimento econômico, aumentar o emprego e melhorar as condições de vida da população maringaense”.


O Plano é uma minuta de lei contendo o conjunto de objetivos estratégicos para aceleração econômica do município de Maringá para os próximos 10 anos, com revisão até 3 anos, contendo:

- Objetivos Estratégicos Priorizados: 517 objetivos priorizados, sendo 263 com prioridade máxima;

- Classificação dos Objetivos em Curto, Médio e Longo Prazo;

- Definição dos Responsáveis, Possíveis Fontes Financiadoras, Executores.


As medidas são destinadas a incentivar o investimento privado; garantir o investimento público em infraestrutura e minimizar obstáculos burocráticos ao crescimento. O processo de construção desse plano passou por várias etapas.


A primeira delas foi a criação de uma comissão que se responsabilizou por todo o processo de desenvolvimento do plano, envolvendo voluntários do CODEM, ACIM, FIEP, SAET, IPPLAN, SETRAB e SEBRAE. 


Em seguida foi criado um Grupo de Cooperação Técnica com o objetivo de analisar tecnicamente os objetivos estratégicos apresentados durante o desenvolvimento do Plano. Ao todo foram 480 voluntários representantes de 102 instituições públicas e privadas.


A segunda etapa foi a realização dos workshops, em novembro do ano passado, baseados em 7 Eixos: Gestão Pública, Ciência, Tecnologia e Inovação, Investimento Privado e Internacionalização, Infraestrutura e Obras Públicas, Logística, Ambiente de Negócios, Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas.


Na sequência a proposta passou ainda por uma consulta pública, depois uma audiência pública e agora a conferência pública.



Com a execução do Plano, espera-se fortalecer a economia maringaense, com o fortalecimento das empresas locais, atração de novos investimentos e novas empresas, além da geração de emprego e renda para o município. 


Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 12 de dezembro de 2025
CODEM elege Presidente e Vices para gestão 2026
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 3 de dezembro de 2025
Câmara de Maringá recebe documento com “50 Propostas de Inclusão” para neurodivergentes
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 14 de outubro de 2025
II Fórum Estadual de Gestores Públicos – Etapa Planeja Brasil - 21 e 22 de outubro
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 2 de outubro de 2025
Documento entregue ao prefeito pelo CODEM reúne 50 propostas estratégicas para inclusão
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 23 de setembro de 2025
Debate aponta criação de espaço ampliado para o turismo e cultura em Maringá
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 16 de setembro de 2025
Parabéns, CODEM! Uma história que transformou Maringá
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 10 de setembro de 2025
CÂMARAS TÉCNICAS DO CODEM ALINHAM AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por Comunicação CODEM 1 de setembro de 2025
Maringá é reconhecida como a segunda cidade mais competitiva Paraná
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 19 de agosto de 2025
No dia 04 de agosto tivemos a honra de receber uma comitiva de lideranças de Rondônia, que vieram conhecer de perto as iniciativas do Sebrae e o modelo de governança do CODEM. A visita teve como objetivo trocar experiências, conhecer as boas práticas desenvolvidas na cidade e entender como o trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil tem contribuído para o crescimento sustentável e planejado de Maringá. Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos estratégicos da cidade, com destaque para o papel do CODEM na construção de políticas públicas de longo prazo, o fortalecimento da governança local e os resultados alcançados a partir dessa atuação colaborativa. Ficamos muito felizes com a troca de experiências e com o interesse em levar essas ideias para fortalecer ainda mais o desenvolvimento regional em Rondônia.
O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerim
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 5 de agosto de 2025
O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerimônia na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), com a presença de professores, pesquisadores das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o vice-reitor da UEL, Airton