Na reunião de 28/02da Câmara Técnica de Urbanismo do CODEM, foi apresentado o projeto Gleba Itororó.


Uma região nova, moderna e sustentável no centro de Maringá, entre as avenidas JK e Nildo Ribeiro, ao lado do Bosque 2. Um local onde será possível morar e trabalhar sem grandes deslocamentos e ter acesso a diversos espaços de lazer, compras e alimentação. A Gleba Itororó, como é conhecido o novo zoneamento misto da cidade, tem recebido a chancela da sociedade organizada. Nesta semana o projeto para o desenvolvimento da Zona Mista Dois foi apresentado durante a reunião da Câmara Técnica de Urbanismo do CODEM, ao novo presidente da entidade, Mohamad Ali Awada Sobrinho, junto com representantes da construção civil. Também estiveram presentes representantes da Prefeitura de Maringá.


De acordo com Raphael Ferreira, da PRC Empreendimentos, a chancela das entidades maringaenses é fundamental para o desenvolvimento planejado da Gleba Itororó. O primeiro passo foi a mudança da região, pela Prefeitura, na lei de zoneamento que possibilitou a viabilização das edificações no vazio urbano.


A verticalização do novo espaço na zona mista, com área total de 51 mil metros quadrados, contará com calçadas largas, pavimentação inteligente, mobilidade e tudo que possa garantir qualidade de vida. "É um patrimônio da cidade e temos que construí-lo com muito zelo", observou Ferreira.


A Gleba Itororó compreende a região da Avenida Comendador Amorim Pedrosa Moleirinho, entre a Vila Cleópatra e a rua São Salvador. A nova zona mista incorpora outras construtoras para que o espaço tenha uma identidade própria, dentro do mesmo estilo de projeto.


O Sindicato da Habitação e Condomínios de Maringá (Secovi Maringá) também está entusiasmado com a Gleba Itororó. O presidente da entidade, Marco Tadeu Barbosa, entende que o projeto mostrou que a cidade "está acima da régua". A intenção agora, junto com o CODEM, será apresentar a Gleba na Câmara Técnica de Urbanismo da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). "Esse projeto é transformador para uma região que estava esquecida", diz Barbosa.


Durante a apresentação do novo zoneamento misto, Walter Korneiczuk, da Agência Turbo Ideias Potentes, destacou que a zona mista, além de englobar espaços comerciais, residenciais e de entretenimento, também estará ao lado do Bosque 2, uma das grandes reservas florestais da cidade. "Uma ocupação inteligente e sustentável", defendeu Korneiczuk.


Os detalhes do projeto Gleba Itororó foram apresentados pelo arquiteto Eduardo Paulino, CEO da A5 Arquitetura: "Estamos no tempo certo e com as ideias bem alinhadas para proporcionar essa oportunidade única de uma nova configuração urbana em Maringá".

Eduardo explicou que, como o terreno é inclinado em direção a um fundo de vale, alguns prédios serão adaptados de acordo com a topografia. Assim, de forma inteligente, algumas construções terão elevadores que descem do térreo, alcançando outras áreas do local.


A Gleba Itororó contemplará princípios do urbanismo contemporâneo, onde morar, trabalhar e consumir ocorrerá no mesmo lugar. O projeto apresentado nesta quarta-feira inclui a construção de um teatro para palestras e shows, além de uma vila gastronômica e outros equipamentos dentro do ecossistema urbano.


O crescimento e desenvolvimento sustentável daquela região maringaense têm sido estudados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (CMPGT).


 

#investimento #economia

Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 12 de dezembro de 2025
CODEM elege Presidente e Vices para gestão 2026
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 3 de dezembro de 2025
Câmara de Maringá recebe documento com “50 Propostas de Inclusão” para neurodivergentes
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 14 de outubro de 2025
II Fórum Estadual de Gestores Públicos – Etapa Planeja Brasil - 21 e 22 de outubro
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 2 de outubro de 2025
Documento entregue ao prefeito pelo CODEM reúne 50 propostas estratégicas para inclusão
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 23 de setembro de 2025
Debate aponta criação de espaço ampliado para o turismo e cultura em Maringá
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 16 de setembro de 2025
Parabéns, CODEM! Uma história que transformou Maringá
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 10 de setembro de 2025
CÂMARAS TÉCNICAS DO CODEM ALINHAM AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Por Comunicação CODEM 1 de setembro de 2025
Maringá é reconhecida como a segunda cidade mais competitiva Paraná
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 19 de agosto de 2025
No dia 04 de agosto tivemos a honra de receber uma comitiva de lideranças de Rondônia, que vieram conhecer de perto as iniciativas do Sebrae e o modelo de governança do CODEM. A visita teve como objetivo trocar experiências, conhecer as boas práticas desenvolvidas na cidade e entender como o trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil tem contribuído para o crescimento sustentável e planejado de Maringá. Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos estratégicos da cidade, com destaque para o papel do CODEM na construção de políticas públicas de longo prazo, o fortalecimento da governança local e os resultados alcançados a partir dessa atuação colaborativa. Ficamos muito felizes com a troca de experiências e com o interesse em levar essas ideias para fortalecer ainda mais o desenvolvimento regional em Rondônia.
O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerim
Por Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá CODEM 5 de agosto de 2025
O Arranjo de Pesquisa e Inovação para a Interoperabilidade a Serviço da Saúde foi lançado numa cerimônia na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), com a presença de professores, pesquisadores das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o vice-reitor da UEL, Airton